Miguel, o Coroinha que tem Sindrome de Down encanta e ensina sobre inclusão e amor na Igreja
Um garoto com Síndrome de Down pode ser coroinha? Essa pergunta, que poderia carregar preconceitos ou dúvidas, é respondida com um sonoro “sim” pela história de Miguel Lopes, carinhosamente chamado de Mig. Com apenas 9 anos, Miguel não só se tornou coroinha, mas também conquistou o coração de todos com sua alegria contagiante e seu sorriso que ilumina qualquer ambiente.
A mãe de Miguel, Tássia, compartilhou nas redes sociais o emocionante vídeo do dia em que ele recebeu as vestes litúrgicas e a bênção do pároco, Padre Edvaldo, na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Piracicaba (SP). O registro emocionou milhares de pessoas e se tornou um exemplo de inclusão, amor e fé.
No vídeo, é possível ver Miguel participando da cerimônia com entusiasmo e devoção. Ele sorri, acena, se ajoelha, reza, beija o crucifixo e abraça o padre, demonstrando toda a sua felicidade e gratidão por aquele momento especial. O pároco, emocionado, comenta que a vida de Miguel já é um milagre, lembrando que os médicos duvidaram várias vezes de suas possibilidades.
A história de Miguel não é apenas sobre uma criança com Síndrome de Down que se tornou coroinha; é sobre a Igreja sendo verdadeiramente acolhedora e inclusiva. É sobre uma comunidade que abraça as diferenças e vê nelas uma oportunidade de testemunhar o amor de Cristo.
Acolhimento que Inspira
Nos comentários do vídeo, muitas pessoas se comoveram e compartilharam mensagens de apoio e admiração. Fabiano Sousa, profissional da educação inclusiva, destacou:
“Eu, como profissional da educação inclusiva, fico muito feliz por estar vendo esse vídeo. A Igreja sendo a verdadeira Igreja é como eu sempre digo: não adianta dizer ‘deixai vir a mim as criancinhas’ se essas crianças atípicas não são incluídas. Esse vídeo nos ensina como de fato podemos ser a verdadeira Igreja, acolhendo a todos, assim como Cristo fez.”
Outros internautas também expressaram sua admiração:
“Que São Tarcísio interceda por você e te ajude a cumprir essa missão tão linda que começou com ele. E que Deus te abençoe sempre”, escreveu Dany De Jesus.
“Amei o coroinha mais lindo dessa paróquia… E amei esse padre que o acolheu com tanto amor”, disse Sandro de Castro.
“Linda a inclusão deste lindo coroinha. Deus abençoa o santo padre pelo acolhimento e alegria”, afirmou Dora Mendonça.
A Igreja como Lugar de Todos
A história de Miguel nos lembra que a Igreja é um espaço para todos, sem exceção. Ela nos desafia a olhar para além das limitações e a enxergar o potencial de cada pessoa, especialmente daqueles que muitas vezes são marginalizados ou subestimados.
Miguel, com sua pureza e alegria, nos ensina que servir a Deus não tem barreiras. Ele nos mostra que a fé verdadeira se expressa na simplicidade, no amor e na inclusão. Sua presença como coroinha é um testemunho vivo de que todos têm um lugar na casa do Pai.
Um Chamado à Inclusão
A história de Miguel não é apenas uma celebração individual; é um chamado para toda a Igreja. Quantas outras crianças e adultos com deficiência poderiam estar servindo em nossas comunidades, mas ainda não são acolhidos como deveriam? Quantas vezes deixamos que preconceitos ou medos nos impeçam de ver a beleza e o potencial que cada pessoa carrega?
Que a história de Miguel inspire mais paróquias, padres e comunidades a abrirem seus corações e suas portas para a inclusão. Que possamos, como Igreja, ser um reflexo do amor de Cristo, que acolheu a todos sem distinção.
Conclusão
Miguel Lopes, o coroinha que encanta com seu sorriso e sua devoção, é um presente de Deus para sua família, sua paróquia e para todos nós. Sua história nos lembra que a verdadeira missão da Igreja é acolher, amar e incluir, seguindo o exemplo de Jesus, que disse: “Deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o Reino dos Céus” (Mateus 19,14).
Que São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, interceda por Miguel e por todas as crianças que desejam servir a Deus com alegria e amor. E que nós, como Igreja, possamos sempre ser um lugar onde todos se sintam bem-vindos e amados.
Paz e bem!
Seu irmão em Cristo,
Hasen Silva
Publicar comentário