Profanação em Nova Iguaçu: bandidos roubam sacrário

Profanação em Nova Iguaçu: bandidos roubam sacrário

Um novo ato de profanação em Nova Iguaçu voltou a chocar a comunidade católica da Baixada Fluminense. Desta vez, o alvo foi a Igreja São Benedito, que pertence à Catedral Santo Antônio de Jacutinga. O crime aconteceu na última sexta-feira (8).

Como o crime aconteceu?

Segundo a Diocese de Nova Iguaçu, os criminosos arrombaram a igreja. Eles foram diretamente ao sacrário da Igreja São Benedito, onde as hóstias consagradas são guardadas. Após arrombarem o sacrário, os bandidos espalharam as hóstias pelo chão do templo. Além disso, eles furtaram alguns objetos da igreja.

Este é o segundo caso de profanação na cidade em um curto período, o que aumenta a indignação e a preocupação dos fiéis.

 profanação em Nova Iguaçu

O que é a profanação do Santíssimo Sacramento?

Para os católicos, as hóstias consagradas são a presença real de Jesus Cristo. Por isso, espalhá-las no chão é considerado um dos atos mais graves de desrespeito e ofensa à fé, conhecido como profanação.

A resposta da Diocese e da comunidade

O bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade da Silva, publicou uma nota oficial. Ele manifestou seu “repúdio e indignação diante deste triste episódio”. O bispo também expressou solidariedade aos padres da Igreja São Benedito e a todos os fiéis que se sentiram feridos pelo ato.

“Trata-se de um ato criminoso que fere não apenas o patrimônio material, mas, sobretudo, o Corpo de Cristo presente no sacramento”, declarou Dom Gilson. Ele pediu que as autoridades investiguem o crime para que “não volte a ocorrer”.

Como resposta ao ato de profanação em Nova Iguaçu, a Igreja São Benedito permanecerá fechada. Na próxima quinta-feira, 14 de agosto, às 19h, será realizado um ato público de desagravo, seguido de uma missa. O bispo convidou todos os fiéis a rezarem em reparação pela ofensa e também pela conversão dos criminosos.

Igreja São Benedito

Publicar comentário