Caruaru receberá o Santuário de Frei Damião e os restos mortais do Venerável

Caruaru ganhará um santuário para Frei Damião. Além disso, a cidade também receberá os restos mortais do santo popular do Nordeste. De fato, o anúncio foi feito ontem, dia 13 de maio de 2025. Finalmente, frades capuchinhos e o prefeito Rodrigo Pinheiro selaram o acordo em reunião especial.
Uma boa notícia para os devotos
Os frades do Convento dos Capuchinhos de Caruaru se reuniram com o prefeito. Consequentemente, eles firmaram uma parceria que vai ajudar milhões de devotos. Portanto, Caruaru agora se tornará um dos maiores pontos de turismo religioso do Brasil.
“Nós precisamos construir o espaço em Caruaru para acolher todos os devotos de Frei Damião”, disse Frei Dimas Sobral. Como reitor do Memorial de Frei Damião na cidade, ele está muito feliz. “A reunião com o prefeito foi muito boa e cheia de esperança”, completou.
Os fiéis da região já comemoram a novidade. Entretanto, muitos querem visitar o futuro santuário assim que ficar pronto. Inclusive, Dona Maria José, devota desde criança, não segurou as lágrimas. “Esperei isso por muitos anos. Aliás, Frei Damião abençoou minha família várias vezes”, contou emocionada.
Prefeitura vai ajudar na obra
A Prefeitura de Caruaru deu total apoio ao projeto dos frades capuchinhos. Sem dúvida, o governo municipal prometeu cuidar de “todos os trâmites legais para a construção do santuário”.
Ademais, a prefeitura vai “executar todos os projetos estruturais, arquitetônicos e técnicos” para a obra. Em breve, um acordo oficial será assinado ainda neste mês. Por conseguinte, este documento vai definir o que cada parte deve fazer no projeto.
O prefeito Rodrigo Pinheiro está animado com a ideia. “Reconheço a importância do Frei Damião para os fiéis católicos”, declarou. Ele também prometeu todo esforço da prefeitura. “Vamos trabalhar muito para que os restos mortais venham para Caruaru e o santuário fique pronto logo.”
Vaticano autoriza mudança dos restos mortais
Um ponto muito importante é a mudança dos restos mortais de Frei Damião. Atualmente, eles estão na capela Nossa Senhora das Graças, no Convento São Félix, em Recife. Entretanto, o prefeito Rodrigo Pinheiro viu uma carta do Vaticano enviada aos frades.
Certamente, a carta permite a transferência para Caruaru. No entanto, há uma condição: “É necessária a construção do santuário” na cidade. Dessa forma, isso mostra a urgência e valor do projeto para os católicos do Nordeste.
Esta mudança será um marco para os devotos de Frei Damião. Por um lado, especialistas acreditam que muitos mais fiéis virão a Caruaru. Por outro lado, isso vai ajudar a economia local, com mais movimento em hotéis, restaurantes e lojas.
Lei quer fortalecer o turismo religioso
Além do santuário, há outra novidade. Na verdade, o prefeito Rodrigo Pinheiro enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Frei Damião de Bozzano. Desse modo, a proposta chegou no dia 30 de abril e aguarda votação.
Segundo o prefeito, o projeto quer desenvolver o turismo religioso na cidade. Em outras palavras, a ideia é atrair visitantes e valorizar a cultura e a fé locais. Assim sendo, muitos setores da economia de Caruaru serão beneficiados se a lei for aprovada.
“Este projeto mostra nosso compromisso com a fé e com o crescimento da cidade”, explicou o secretário de Turismo. “Queremos fazer de Caruaru um lugar de fé, cultura e boa acolhida”, completou. Donos de empresas locais já apoiam a ideia.
Quem foi Frei Damião
Pio Giannotti nasceu em 5 de novembro de 1898, na cidade de Bozzano, na Itália. Logo depois, ele entrou para o seminário aos 13 anos. Em seguida, tornou-se membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e fez seus primeiros votos em julho de 1915.
Na ordem, portanto, recebeu o nome de Frei Damião de Bozzano. Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1918, contudo, teve que servir no exército. Após o conflito, então, voltou à vida religiosa e fez sua promessa final.
Foi ordenado padre em 25 de agosto de 1923, em Roma. Em 1931, veio para o Brasil. O frade foi morar no convento Nossa Senhora da Penha, em Recife. Ali começou um trabalho que durou 66 anos entre o povo nordestino.
Uma vida dedicada às Santas Missões
Frei Damião ficou conhecido pelas Santas Missões. Em primeiro lugar, eram semanas em que ele pregava todos os dias em uma cidade. Em segundo lugar, fazia sermões, ensinava a fé e atendia o povo de perto.
O frade sempre cuidou dos mais pobres. Além do mais, visitava doentes e presos, levando conforto a quem mais precisava. Sobretudo, ouvia confissões por mais de 12 horas por dia. Como resultado dessa dedicação, ganhou o amor dos nordestinos.
Com o tempo, Frei Damião teve problemas de saúde. Sua coluna ficou torta, o que afetou sua fala e respiração. Também sofreu com problemas de pele e circulação. Mesmo assim, continuou seu trabalho com muita fé.
Os últimos dias do apóstolo do Nordeste
Em 1990, um problema no pulmão obrigou Frei Damião a diminuir seu ritmo. Apesar disso, mesmo doente, seguiu com seu trabalho o quanto pôde. Posteriormente, em 1997, sua saúde piorou muito.
No dia 12 de maio daquele ano, consequentemente, foi internado no Real Hospital Português, em Recife. Mesmo no hospital, no entanto, fez o que muitos chamam de “sua última missão”. De fato, pessoas viram ele rezando o terço com o povo em uma sala do hospital.
No dia seguinte, 13 de maio, sofreu um derrame. Foi levado para a UTI e faleceu em 31 de maio de 1997, aos 98 anos. Seu corpo foi enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, no Convento São Félix, em Recife.
Reconhecimento da Igreja e amor do povo
A fama de santo de Frei Damião cresceu entre o povo do Nordeste. Ao mesmo tempo, muitas pessoas contam graças recebidas por sua ajuda. Finalmente, em 2019, o Papa Francisco declarou-o Venerável.
Este título reconhece que Frei Damião viveu as virtudes cristãs de modo exemplar. Ou seja, é um passo importante para que ele possa se tornar santo. Contudo, o povo já o considera santo, mesmo sem o título oficial.
Em todo o Nordeste, especialmente em Pernambuco, há muitas imagens, medalhas e orações ao frade italiano. “Ele sempre foi santo para o povo nordestino”, diz Dona Josefa, que conheceu o religioso. “Agora a Igreja confirma o que já sabíamos”, completa.
O que o santuário vai trazer para Caruaru
O santuário em Caruaru será mais que um lugar de fé. Certamente, vai mudar a economia e a cultura da cidade. Afinal de contas, Caruaru já é famosa pelo São João e pela feira de artesanato. A partir de agora, também será um centro de turismo religioso.
Estudos mostram que milhares de fiéis visitarão o santuário a cada ano. Com efeito, isso vai criar empregos em vários setores. Inclusive, hotéis, pousadas, restaurantes e lojas terão mais clientes graças ao novo ponto de fé.
“O santuário vai fortalecer nosso turismo”, explica João Mendonça, da Associação Comercial de Caruaru. “Além da parte espiritual, veremos crescimento econômico movido pela fé”, diz o empresário.
Os próximos passos
A assinatura do acordo entre a prefeitura e os frades acontecerá nas próximas semanas. Desta forma, o documento vai mostrar o que cada parte deve fazer e quando. Até o momento, ainda não se sabe quando as obras vão começar.
Todavia, a esperança é que o trabalho comece ainda este ano. Enquanto isso, o projeto do prédio está sendo feito por uma equipe especial. Do mesmo modo, pessoas que entendem de igrejas estão criando um espaço que honre Frei Damião e receba bem seus devotos.
“Queremos um santuário que mostre a simplicidade e a grandeza de Frei Damião”, explica Frei Dimas Sobral. “Um lugar onde as pessoas se sintam bem e sintam a paz que ele transmitia”, conclui.
Um convite à participação
Os católicos já estão se unindo para ajudar no projeto do santuário. Igualmente, grupos de oração e pastorais querem participar. Além do mais, algumas igrejas já anunciaram coletas de dinheiro para a obra.
“Este é um projeto de todos nós, devotos de Frei Damião”, diz Dona Severina, que lidera um grupo de oração. Adicionalmente, “cada um pode ajudar com orações, trabalho ou doações”, sugere.
Para saber mais e ajudar, visite o site dos Capuchinhos de Caruaru ou ligue para o Memorial Frei Damião: (81) 3721-0000.
O Santuário Venerável Frei Damião será um novo capítulo na história de fé de Caruaru e do Nordeste. Por fim, a cidade vai receber os restos mortais do “Apóstolo do Nordeste” e se tornará um grande centro de fé e devoção.
“Quem tem fé abala montanhas”, dizia Frei Damião em suas pregações. Por isso, esta frase parece inspirar todos que trabalham neste projeto que fará de Caruaru um farol de fé para todo o Brasil.









1 comentário